Mestrado Profissional em Educação - Campo Grande

Mestrado Profissional em Educação - Campo Grande

ATENÇÃO! NOTÍCIAS SOBRE O PROCESSO SELETIVO DO MESTRADO - TURMA 2024: 

* ABA PROCESSO SELETIVO: Publicado  - Homologação do Resultado Final e Convocação para Matrícula

ACESSAR ABA: PROCESSO SELETVO - ALUNO REGULAR

 

* PUBLICADO - Edital Resultado Final Processo seletivo - Alunos Especiais primeiro semestre de 2024

- ACESSAR ABA: PROCESSO SELETVO - ALUNO ESPECIAL

 

Objetivos do Programa

Objetivo Geral

Os objetivos do Programa foram delineados para orientar o processo
formativo em busca da formação pretendida, a saber: Oferecer aos educadores
que exercem atividades nos diversos níveis da educação básica e nos
espaços não escolares, uma sólida formação teórica e científica calcada em:
a) fundamentos históricos, sociológicos e filosóficos da educação, visando
à formação para o exercício da cidadania; b) uma formação para a práxis em
diálogo com todos os campos que convergem à educação apropriada à
instauração e incremento de uma Pedagogia transformadora; e c) no domínio
dos instrumentos essenciais ao exercício da pesquisa científica aplicada
aos contextos educativos específicos.

Objetivos Específicos

Como objetivos específicos almeja-se desenvolver as condições
teórico-práticas necessárias para que, ao final do curso, o mestrando
evidencie:

1.o domínio dos fundamentos epistemológicos da educação para compreender
a sociedade e a escola, contribuindo, assim, para a produção das condições
subjetivas necessárias ao exercício da cidadania e à realização das
mudanças educacionais que almejam as perspectivas críticas e emancipatórias;

2.o domínio teórico-prático adequado à instauração de uma nova forma de
organização do trabalho didático dentro das escolas e espaços não
escolares, de forma a atender necessidades educacionais concretas, bem como
o trabalho com a diversidade;

3.o domínio das técnicas de pesquisa, aplicáveis em todas as suas
etapas, desde a escolha de objetos relevantes, passando pela delimitação de
objetivos, definição dos instrumentos de coleta, organização, avaliação dos
dados obtidos, aplicação da pesquisa nos contextos educativos e, por fim,
as regras formais de elaboração da dissertação.

Áreas de Concentração

Formação de Educadores

Esta área de concentração reúne docentes/pesquisadores, que em suas
formações em Educação e/ou área afim, buscam a investigação de teorias e
práticas educacionais em diferentes contextos e locais, tendo o sujeito
como referência. Portanto, entendem que a tarefa docente coloca o professor
para além deste simples papel. Ao contrário, o eleva à condição de
educador, dada sua responsabilidade em forjar no aluno a sua condição de
humano, legando-lhe as ferramentas necessárias à sua vida profissional, na
sociedade em que vive e no interior de um processo civilizatório mais
amplo, que ele precisa compreender como cidadão. O Programa pretende criar
condições subjetivas favoráveis ao enfrentamento das questões que envolvem
diretamente a qualidade da educação básica em nossas escolas.

Linhas de Pesquisa

As pesquisas desenvolvidas no Programa são realizadas em torno de duas
Linhas de Pesquisa denominadas Organização do Trabalho Didático (OTD) e
Formação de Professores, Culturas e Diversidade (FPCD).

Organização do Trabalho Didático

A linha de pesquisa OTD incide sobre a organização do trabalho didático nas
instituições educativas. A organização do trabalho didático é aqui
entendida como uma relação entre docentes e discentes, mediada por
conteúdos, procedimentos técnico-pedagógicos e tecnologias educacionais. A
natureza histórica do trabalho didático impõe que esses elementos sejam
pesquisados em estreita relação com condições concretas de cada tempo e
lugar. Significa pesquisar a escola e os espaços educativos na sua função
pedagógica e naquelas decorrentes do aprofundamento da divisão do trabalho
no âmbito da educação, abarcando a estrutura administrativa. Para além do
trabalho docente em sentido estrito, considera-se a organização do trabalho
escolar composta por relações de poder estabelecidas no interior das
instituições educativas em consonância com as transformações no cenário
político e econômico. Considera-se como objeto de análise a atuação do
Estado no desenho das políticas educacionais e as implicações para a
reorganização do trabalho na escola, tais como: gestão escolar,
financiamento, condições de trabalho docente, relação público e privado.
Insere-se, ainda, nessa linha o estudo historiográfico de análise da
constituição das instituições escolares, entendidas como locais com
organização jurídica e material de ação social em que se estabelecem as
relações de poder, concretas e simbólicas, a constituição da identidade dos
sujeitos envolvidos e o seu lugar como repositório da memória e história de
modo imbricado. Isso deve colocar o educador pesquisador frente ao trabalho
concreto que se desenvolve na escola e nos demais espaços educativos, com
vistas ao desempenho e resultados qualitativamente mais avançados e
comprometidos com a formação do discente e, em última instância, com a
transformação da prática social.

Docentes: Ana Paula Camilo Pereira; Carla Villamaina Centeno; Érika Porceli Alaniz; Frederico Fonseca Fernandes; Iara Augusta da Silva; Jaqueline Daniela Basso; Kátia Cristina Nascimento Figueira; Nedina Roseli Martins Stein; Samira Saad Pulchério Lancillotti, Walter Guedes da Silva.

Formação de Professores, Culturas e Diversidade

A linha de pesquisa FPCD tem como objetivo tem como objetivo investigar a
formação de professores e sua atuação com os diferentes grupos que
constituem a sociedade brasileira e sua inserção em fronteiras
internacionais e limites nacionais de Mato Grosso do Sul, como: indígenas –
aldeados e/ou urbanos – quilombolas, afro-brasileiros, imigrantes europeus,
orientais, latinos americanos e povos das águas, de forma a promover, além
da apropriação do conhecimento por parte do discente, a construção da
identidade da infância à vida adulta, valorização e promoção dos direitos
humanos valorizando a arte, por meio de temas relativos à cultura, à
identidade, ao gênero, à raça e etnia, a história e memória, à religião, à
orientação sexual, pessoas com necessidades educacionais especiais, bem
como práticas educativas que contribuam para o respeito às diferenças,
acolhimento e inclusão dos espaços educativos de todo tipo de diversidade,
compreendendo a pluralidade presente nos espaços educativos escolares e não
escolares. Espera-se, portanto que as pesquisas desenvolvidas nessa linha
façam o enfrentamento de todas as formas de injustiça social, preconceito,
discriminação e violência, considerando que a escola é um espaço
privilegiado para formação de trocas culturais, ampliação a constituição de
cultura.

Docentes: Ademilson Batista Paes; Bartolina Ramalho Catanante; Celi Corrêa Neres;  Keyla Andrea Santiago Oliveira; Léia Teixeira Lacerda; Marcos Antonio de Oliveira; Marsiel Pacífico; Sirley Lizott Tedeschi.

 

Secretária do Programa 

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  • Unidade de Campo Grande / MS - Bloco D2-B, sala T06. 
  • Endereço: Unidade Universitária de Campo Grande, Av. Dom Antônio Barbosa (MS-080), 4.155, em frente ao Conjunto José Abrão, Setor de Pós-Graduação. CEP 79115-898 Campo Grande – MS. 

Anexos: